Home Perfil História Equipe Coberturas Almanaque Blog Contato

Blog

Noticias
28 dez 2022

33% da Geração Z confia mais no TikTok do que em médicos, diz estudo

Novas pesquisas mostram que o TikTok é uma fonte comum de informações sobre saúde, especialmente para jovens adultos. De acordo com uma pesquisa com 2 mil adultos norte-americanos, divulgada no início de dezembro pelo CharityRx, um terço da denominada Geração Z consulta o TikTok para obter conselhos sobre saúde e outros 44% recorrem ao YouTube antes de consultar o médico.

No geral, um em cada cinco norte-americanos consulta o TikTok antes de ir ao médico em busca de tratamento para um problema de saúde; a mesma proporção disse que confia mais em influenciadores de saúde do que em profissionais médicos de sua comunidade. Os principais motivos incluem acessibilidade (37%), preço (33%) e identificação (23%). Quase um em cada cinco (17%) disse que recorre a influenciadores para evitar o julgamento de profissionais ou porque não tem acesso a um médico.

O QUE DIZEM OS USUÁRIOS

Um terço dos norte-americanos relataram que recorrem a influenciadores digitais para obter conselhos de saúde sobre tópicos como ansiedade (34%) e depressão (34%). Entre os da Geração Z, esses números eram ainda maiores: mais da metade (55%) dos entrevistados desse grupo disseram que buscam conselhos de influencers sobre ansiedade, enquanto 49% e 44% buscam informações de influenciadores sobre depressão e perda de peso, respectivamente.

 

Por Forbes BR